A importância da auditoria interna para as empresas
RESUMO
Pretende-se com este artigo, estudar a auditoria interna, sua importância na verificação e manutenção dos controles internos, uma vez que se tornou um instrumento de amplo controle para os administradores. Para tal, utilizar-se-á da pesquisa bibliográfica, descritiva, estudo de caso . Os administradores das empresas necessitam cada vez mais de informações confiáveis, amplas e detalhadas para a apuração dos acontecimentos e para a tomada de decisões. A utilização da auditoria possibilita ações existentes na empresa favorecendo um encadeamento harmônico, permitindo, assim, que as informações obtidas sejam de confiança e ajudando a suprir as necessidades dos usuários. Neste sentido, é relevante demonstrar em que medida a auditoria interna é importante para as empresas. Buscar-se-á, também, apresentar a distinção mais comum entre a auditoria externa da auditoria interna e abordar, sucintamente, sobre a responsabilidade do auditor. Não basta conhecer a técnica e os procedimentos adotados numa auditoria interna, é necessário que as informações sejam coerentes e reais, tornar-se-á importante amparar-se nos princípios contábeis.
Palavras chave: auditoria interna, auditoria externa, importância, empresa
1 INTRODUÇÃO
Muito se fala da importância da auditoria. No mundo, nos últimos anos, tem-se tornado fonte de pesquisa e de debates. Poucos profissionais, entretanto, se dedicam a esse ramo das Ciências Contábeis.
A auditoria interna é um tipo de ferramenta importante para a tomada de decisão dos administradores, vem sendo tratada com bastante interesse pelas empresas. A utilização da auditoria interna tornou-se imprescindível para empresas se tornar cada vez mais organizada, reduzindo assim os erros e desperdícios.
A auditoria é uma ferramenta de gestão, pois, vem como acompanhamento do sistema no apoio ao processo de tomada de decisões, obtendo informações que podem ser utilizadas como