Poder E Estado
Discentes: Vinicius Neves, Jairo Alves,
Junior Santos, Gabriel Neiva
Data: 21/11/2014 - Série: 12M²
Docente: Elia Matos
Sociologia
Poder e o
Estado
clássicas sobre o estado tiveram, cada um seu modo, uma vida politica intensa e fizeram reflexão importantes sobre o Estado e a democracia de seu tempo.” Marx
Tendo escrito sobre as questões que envolvem o
Estado num período em que o capitalismo ainda estava em formação, Marx não formulou uma teoria especifica sobre o Estado e o poder.
Para Karl o estado é uma organização que os interesses são os da classes dominante na sociedade capitalista: a burguesia.
Marx , analisando a burocracia estatal, afirma que o Estado pode estar acima da luta de classes separado da sociedade, como se fosse autônomo.
Weber
Weber questionava: como será possível o individuo manter sua independência diante dessa total burocratização da vida? Esse foi o tema central da Sociologia política ‘weberiana’.
Ele manifestada uma preocupação especifica com a estrutura política alemã, para ele na Alemanha, o estado era fundamentado nos seguintes setores da sociedade: o exercito, os junkers( grandes proprietários de terras), os grandes industriais e a elite do serviço público.
Afirmando que o verdadeiro poder estatal está nas mãos da burocracia militar e civil, ’o estado é uma relação de homens dominando homens’. Para weber há três formas de dominação legitima: A tradicional, a carismática e a legal. A Dominação tradicional é legitimada pelos costumes normas e valores tradicionais, a dominação carismática esta fundada na autoridade do carisma pessoal e a dominação legal é legitimada pela legalidade que decorre de um estatuto, da competência funcional e de regras racionalmente criadas.
Durkheim
Durkheim Teve como referência fundamental a sociedade francesa do seu tempo, para ele, o estado é fundamental numa sociedade que fica cada dia maior, e mais complexa, dizia que o estado concentrava e expressava a vida