TCC COMPLETO Reparado 1
1.1 Evolução histórica do Marketing
O marketing ou comercialização vem evoluindo desde os primórdios, primeiramente com o único objetivo de satisfazer as necessidades humanas. Com o passar do tempo esse conceito atingiu outra esfera, além de satisfazer, o marketing passou também a entender as necessidades das pessoas.
No princípio da existência humana, na sociedade primitiva, cada núcleo social era responsável pelo fornecimento de tudo que era necessário para sua sobrevivência, encontrando na natureza os meios de satisfazer as suas necessidades. Nessa época os desejos eram poucos e os produtos eram acessíveis a qualquer indivíduo, sendo a sua posse muitas vezes decidida pela força física. Com o crescimento da população alguns recursos tornaram-se escassos, havia dificuldade de comunicação, sendo os produtos apresentados e avaliados através do contato direto entre produtos e compradores, a esse processo deu-se o nome de troca e permuta.
Com a revolução industrial (1750-1850) e o desenvolvimento dela decorrente, esse processo adquiriu grandes dimensões. Inicia-se então a produção em massa, os negócios são ampliados, iniciando o surgimento de grandes estabelecimentos comerciais, ocorrendo assim um processo acelerado de urbanização. O estudo do mercado surgiu da necessidade dos industriais de administrar a nova realidade, oriunda da Revolução Industrial. Inicialmente se preocupava apenas com a logística e a produtividade, com o objetivo de maximizar os lucros. Os consumidores não tinham qualquer poder de escolha e a concorrência era praticamente inexistente.
A revolução industrial (1750) que se iniciava na Inglaterra e que acabou introduzindo novos métodos de fabricação e a proposta de combinação da máquina e do ser humano, levou ao mercado consumidor uma enorme quantidade de produtos nunca vistos anteriormente, estimulando e favorecendo o surgimento de novos sistemas e processos de vendas. (CARVALHO e MORAES, 2010, p. 10).
Após a