PROBLEMA 4 Esquizofrenia
OBJETIVOS:
1)Estudar esquizofrenia, fisiopatologia, tipos, diagnóstico e tratamento.
2Identificar quais são as emergências psiquiátricas.
3Identificar indicações de internação hospitalar para o paciente psiquiátrico.
FISIOPATOLOGIA:
Critérios DSM-IV:
De acordo com a quarta edição revisada do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV-TR), para ser diagnosticado com esquizofrenia, três critérios de diagnóstico devem ser atendidos:
1. Sintomas característicos: Dois ou mais dos seguintes, cada qual presente por grande parte do tempo durante um período de um mês (ou menos, se os sintomas desapareceram com o tratamento).
Delírios
Alucinações
Discurso desorganizado, que é uma manifestação de transtorno do pensamento formal
Grosseiramente comportamento desorganizado (por exemplo, vestir de forma inadequada, chorando com frequência) ou comportamento catatônico
Sintomas negativos - afetivo achatamento (falta ou diminuição da resposta emocional), alogia (falta ou diminuição da voz), ou avolição (falta ou diminuição da motivação)
Se os delírios são considerados bizarros ou as alucinações consistem de ouvir uma voz que participam em um comentário execução das ações do paciente ou de ouvir duas ou mais vozes conversando entre si, apenas o sintoma que é exigido acima. O critério de desorganização da fala só é respeitado se é grave o suficiente para prejudicar substancialmente a comunicação.
2. Disfunção social / ocupacional: Por uma porção significativa do tempo desde o início da perturbação, uma ou mais áreas importantes do funcionamento, tais como trabalho, relações interpessoais, ou auto-cuidado, estão acentuadamente abaixo do nível alcançado antes do início.
3. Duração: Sinais contínuos da perturbação persistem por pelo menos seis meses. Este período de seis meses deve incluir pelo menos