Esquizofrenia
INTRODUÇÃO
A esquizofrenia hoje em dia é um problema de saúde pública, de grande importância e crescimento nos países em desenvolvimento. Seu índice de morbidade é alto, quase 60% dos pacientes recebem benefícios por invalidez após um ano de doença com índice de suicídio de grande preocupação.
É uma doença que atinge de forma universal, ou seja, podendo atingir qualquer pessoa independente de nível social e ao redor do mundo em proporção equivalente, um pouco maior nas áreas urbanas e de baixo nível socioeconômico.
É uma doença mental grave e profundamente perturbadora que ocorre em indivíduos com características psicológicas singulares. É uma psicopatologia que requer tratamento ao longo da vida do paciente.
1 DEFININDO ESQUIZOFRENIA
A esquizofrenia é uma psicopatologia grave, de longa duração, e um problema de saúde que afeta quase 1% Da população mundial, causa diversos transtornos e seus diversos estágios causam grande sofrimento ao doente e a família.
A esquizofrenia é caracterizada por uma grave desestruturação psíquica, em que a pessoa perde a capacidade de separar suas emoções e sentimentos com seus pensamentos, podendo apresentar delírios, alucinações e comportamentos que revelam a perda do juízo crítico. Apesar de não ter uma origem concluída, a esquizofrenia é um severo transtorno do funcionamento cerebral, ou seja, um grupo de doenças relacionadas causadas por diversos fatores.
Esquizofrenia, (esquizo= divisão, phrenia= mente) a palavra esquizofrenia vem do latim e significa divisão de mente, este termo foi usado pelo cientista Eugen Bleuler para substituir o termo “demência precoce” na literatura.
1.1 TIPOS DE ESQUIZOFRENIA:
Segundo a classificação internacional das doenças (CID-10), existem 06 tipos de esquizofrenia.
1) Esquizofrenia Paranoide: É caracterizada por sua mania de grandeza e perseguição. O paciente com esse tipo de esquizofrenia pode ser agressivo, ter uma mania