Poder oxidante e redutor
Química Geral
PODER OXIDANTE E REDUTOR
Vitoria da Conquista
Maio, 2012
1. INTRODUÇÃO
Os elementos encontrados na tabela periódica possuem a tendência a doar ou receber elétrons de acordo ao número de elétrons que possuem na última camada, com o objetivo de alcançar o octeto. No processo de oxido-redução, um dos átomos sofre oxidação, perdendo elétrons, e outro átomo sofre redução, recebendo elétrons. O átomo que oxida, promove a redução do outro átomo, ou seja, sendo redutor e anti-oxidante. O átomo que reduz, promove a oxidação do outro átomo, ou seja, sendo agente oxidante e agente anti-redutor. O processo de oxidação e da redução é interdependente, ou seja,só ocorre oxidação de um átomo quando ocorrer redução de outro. Na tabela periódica encontram-se elementos que estão dispostos de acordo com sua eletronegatividade, afinidade eletrônica, energia de ionização e raio atômico. Uma das propriedades, a energia de ionização, esta envolvido com a facilidade que o átomo tem de doar elétrons (oxidar), atuando assim como agente redutor. Outra dessas propriedades, a afinidade eletrônica, equivale à variação de energia, quando um átomo recebe um elétron , ou seja, quando ocorre a redução desse átomo. O nox, no caso de compostos iônicos representa a própria carga do íon, o número de elétrons que o átomo realmente perdeu ou ganhou. Nos compostos moleculares, o nox representa a carga elétrica que teoricamente o átomo iria adquirir se houvesse quebra da ligação covalente, ficando os elétrons com o átomo mais eletronegativo.
2. OBJETIVOS
O objetivo é a análise do poder redutor e oxidante dos elementos, bem como os fatores que podem alterar essas propriedades.
3. MATERIAS E MÉTODOS
Materiais Utilizados: * Aparelhagem e vidraria * 1 Béquer de 100mL * Proveta 50mL * 1 Pinça metálica * Papel filtro * 5 tubos de ensaio * Pipeta volumétrica 2mL
Métodos:
Experimento 1: