forças oxidantes e redutoras(completo)
Departamento de Ciências Naturais - DCN
Curso: Bacharelado em ciências biológicas
Disciplina: Química para Biologia
Professor: Douglas Gonçalves
Aluno: Daniel Costa Nascimento
EXPERIMENTO 3: FORÇAS OXIDANTES E REDUTORAS
Vitória da Conquista – BA – 16 de maio de 2014 1 – OBJETIVOS
Relacionar as propriedades oxidantes e redutoras com alguns elementos químicos;
Associar as forças oxidantes e redutoras à energia de ionização e afinidade eletrônica.
Discutir o caráter antioxidante da vitamina C.
2 – INTRODUÇÃO
Os elementos químicos estão distribuídos na Tabela Periódica em ordem crescente de Número Atômico e, por isso, há a formação de grupos e períodos. As propriedades dos elementos são semelhantes em um mesmo grupo e diferem devido ao aumento do número atômico. Logo, as propriedades químicas devem depender da estrutura eletrônica do átomo.
Eletroquímica é o estudo das reações químicas nas quais partículas carregadas (íons ou elétrons) atravessam a interface entre duas fases da matéria, tipicamente uma fase metálica (o eletrodo) e uma fase líquida de solução condutora, ou eletrólito.
Processos de oxidação e redução estão envolvidos no estudo da eletroquímica, onde as reações químicas ocorrem com o envolvimento de transferência de elétrons de um reagente para outro. Os dois processos ocorrem simultaneamente e não podem coexistir independentemente.
Redução ocorre quando um reagente ganha elétrons e vai para um estado de oxidação mais negativo. Ignorando as cargas, isto é exemplificado pelo caso geral:
Aox + ne- ‡ Ared (1) onde, Aox e Ared se referem as formas oxidadas e reduzidas do elemento A, respectivamente. Inversamente, durante a oxidação, um reagente perde elétrons e vai para um estado de oxidação mais positivo. O caso geral pode ser representado como
Bred ‡ Box + ne- (2)