Propriedades Quimicas
PROPRIEDADES PERIÓDICAS
Salvador, Bahia, Brasil
2013
Fundamentação Teórica
Para a realização desse experimento é necessário ter um conhecimento prévio sobre indicadores de ph, ácido-base e oxido-redução que serão explicadas abaixo:
Indicadores de pH
As substâncias em geral, podem ser caracterizadas pelo seu valor de pH, sendo que este é determinado pela concentração de íons de Hidrogênio (H+). Quanto menor o pH de uma substância, maior a concentração de íons H+ e menor a concentração de íons OH-, logo conclui-se que o meio estar ácido e quando se inverte as concentrações o meio estará básico. E o papel do indicador é revelar a presença de íons hidrogênio livres em uma solução, ele muda de cor em função da concentração de H+ e de OH- de uma solução, ou seja, do pH. E o indicador de ph utilizado no experimento, a fenolftaleína apresenta que:
ÁCIDO – INCOLOR
BASE – ROSA
NEUTRO - INCOLOR
Conceitos de ácido-base
Segundo a teoria de ácido-base de Arrhenius, ácidos são compostos em solução aquosa que ionizam, produzindo como íon positivo apenas o cátion hidrogênio (H+) e base ou hidróxidos são compostos que, por dissociação iônica, liberam, como íon negativo, apenas o ânion hidróxido (OH-) porém a teoria limita-se por está em meio aquoso. Segundo o conceito que um ácido é a espécie química que doa prótons, e base é um receptor de prótons logo concluindo-se que um ácido forte tem um grande capacidade de doar prótons e um base forte por ser uma grande receptora de prótons. E a teoria de Lewis diz que, um ácido de Lewis é um receptor de par de eletróns e uma base de Lewis é uma doadora de um par de elétrons.
Reações de oxido-redução e deslocamento
Oxido-redução
São reações químicas onde ocorrem transferências de elétrons entre duas, ou mais espécies químicas. Numa reação de oxiredução sempre há perda e ganho de elétrons, pois os que são perdidos por um átomo, íon ou molécula são