Reportagens com utilização de números negativos
Publicado em 2012-02-01 A maior onda de frio siberiano dos últimos sete anos vai fazer tremer a Península Ibérica nos próximos dias. O Instituto de Meteorologia prevê uma descida de 5 a 8 graus da temperatura mínima, que deve chegar aos 8 graus negativos em Bragança. foto PASCAL POCHARD-CASABIANCA/AFP
Frio intenso também atingiu França O fim-de-semana vai ser frio, com temperaturas a rondar os zero graus em todo o território continental de Portugal. A mínima mais alta, três graus, está prevista para Faro, ligeiramente acima dos aos 2 graus estimados para Lisboa.
O interior, de Norte a Sul, vai registar as temperaturas mais baixas. Dos oito graus negativos de Bragança aos -3 de Beja, com sete abaixo de zero previstos para as Penhas Douradas.
O litoral também não escapa à vaga de frio: Porto e Viana do Castelo, com -1, estão ligeiramente melhor do que Braga (-4), Leiria e Coimbra (-2), distritos já mais interiores.
As máximas variam entre os 11 graus de Faro e os 2 na Guarda, distrito que terá como mínima os 5 graus negativos. O vento, apesar de fraco, poderá provocar a "sensação de desconforto térmico, em especial nas terras altas, onde se prevê que soprará moderado a forte".
O Instituto de Meteorologia (IM) prevê que o tempo frio se mantenha até domingo, dia 5. É esperado "ligeiro aumento gradual da temperatura mínima", a partir de segunda-feira, apesar de ser previsível que "continuem a observar-se valores de temperatura muito baixos" durante os primeiros dias de Fevereiro.
Uma nova frente fria passa entra rapidamente pelo litoral sul do Brasil e provoca aumento de nuvens e chuvas à tarde, no sábado. A massa de ar polar que ainda cobre o Sul perde a força e vai para o oceano, mas uma nova massa de ar frio atinge a região, e a nebulosidade diminui no domingo. Outra frente fria ainda está se deslocando pelo litoral do Sudeste e mantém o tempo instável com temperaturas amenas na