Comida de hospital percepções de pacientes em um hospital público com proposta de atendimento humanizado.
Comida de hospital: percepções de pacientes em um hospital público com proposta de atendimento humanizado
Autores e instituição
Renata Léia Demário; Anete Araújo de Sousa; Raquel Kuerten de Salles: Programa de Pós- Graduação em Nutrição, Universidade Federal de Santa Catarina, Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições (NUPPRE). Florianópolis, SC.
Periódico de publicação
Ciência e Saúde Coletiva.
Ano de publicação
2010
Classificação do estudo
Abordagem Qualitativa
Resumo do trabalho
Introdução: Alguns estudos observaram que os pacientes hospitalizados não ingerem boa parte da alimentação que lhes é oferecida devido à doença, falta de apetite, alterações do paladar, mudança de hábitos, insatisfação com as preparações e ambiente hospitalar. A aceitação da alimentação tem sido também relacionada com a forma de atendimento prestado. Essas avaliações, aliadas ao aumento da desnutrição intra-hospitalar e aos novos perfis demográficos de mortalidade e morbidade da população15 têm exigido do setor de saúde e, especificamente das unidades de alimentação e nutrição hospitalares, abordagens diferenciadas para um atendimento humanizado.
Justificativa: Apontar novas abordagens na dimensão do cuidado integral, em alimentação, nutrição e saúde hospitalar. Podem, ainda, contribuir com os profissionais envolvidos com a alimentação, para que suas ações considerem a subjetividade dos pacientes.
Objetivo: Conhecer as percepções de pacientes em relação à alimentação em um hospital público de referência para a Política Nacional de Humanização. Destaca-se que os resultados podem contribuir para a evolução do conhecimento sobre o tema alimentação hospitalar, a partir da perspectiva de pacientes hospitalizados.
Material e Método: A pesquisa foi desenvolvida em um hospital público de referência da Política Nacional de Humanização (PNH) no Estado de Santa Catarina onde possui 260