Propriedades quimicas
Em química denomina-se grupo ou família cada coluna vertical da tabela periódica. Os elementos pertencentes ao mesmo grupo apresentam propriedades semelhantes e, em geral, o mesmo número de elétrons no nível mais externo de energia (camada de valência).
Não é por acidente que vários destes grupos correspondem diretamente a séries químicas: a tabela periódica foi criada originalmente para organizar as séries químicas conhecidas num esquema único e coerente.
A explicação moderna do padrão da tabela periódica é que os elementos num grupo têm configurações semelhantes na camada de elétrons mais externa dos seus átomos: visto que a maioria das propriedades químicas tem a ver com as interações dos elétrons exteriores, isto tende a dar aos elementos do mesmo grupo propriedades físicas e químicas semelhantes.
Os grupos da tabela periódica são numerados de 1 a 18, antigamente numerados de 1 a 8, com subdivisões A e B dependendo se são elementos representativos ou de transição, respectivamente.
Propriedades Físicas e Quimicas
Uma propriedade físico-química é toda e qualquer propriedade da matéria. Classicamente, matéria é tudo que ocupa lugar no espaço e tenha massa. Contudo, a física moderna entende a matéuma propriedade física é, segundo um entendimento inicial, uma propriedade geral, ou seja, que não está ligada em particular a nenhuma substância.
A questão de se uma propriedade é física ou química, é uma questão até certo ponto secundária, já que muitas vezes é impreciso ou incoveniente classificar uma propriedade tanto de um jeito como de outro.
Poder-se-ia dar uma noção mesmo que um tanto vaga do que seria uma propriedade física pela seguinte lista: massa, volume, massa específica, índice de refração, etc.
A cor, o ponto de fusão, o ponto de ebulição e densidades são exemplos de propriedades fisicas. Uma propriedade física tem a caracteristica de poder ser medida ou observada sem que a composição ou integridade da substancia