Africa meridional
África do Sul
A África do Sul é um país da região Meridional da África.
Em 1910 foi criada a União Sul-Africana pela sentença do Domínio do Império Britânico, que reuniu as antigas colônias do Cabo, Natal, Orange e Transvaal. A União Africana sempre deu mais vantagens para a população dessas nações em relação aos negros, indianos e mestiços que eram cada vez mais explorados.
As estatísticas mostram que a África do Sul é um país subdesenvolvido, e que sofre muito com a desigualdade e com problemas sociais. A expectativa de vida do país é de 58 anos, a mortalidade infantil atinge a média de 5,9%, e o IDH é 0,658.
A população da África do Sul é formada principalmente pelos negros, porém há a presença de mestiços, asiáticos e brancos.
Os recursos minerais fazem do país um dos maiores produtores de diamantes, manganês, ferro, urânio, carvão e grande destaque para o ouro.
O PIB do país está baseado na produção mineral, no setor industrial e principalmente no setor comercial.
O Apartheid
O Apartheid foi um dos regimes de discriminação mais cruéis no mundo. Ele aconteceu na África do Sul de 1948 até 1990 e durante todo esse tempo esteve ligado à política do país. A antiga Constituição sul - africana incluía artigos onde era clara a discriminação racial entre os cidadãos, mesmo os negros sendo a maioria na população.
Em 1487, quando o navegador português Bartolomeu Dias dobrou o Cabo da Boa Esperança, os europeus chegaram à região da África do Sul. Nos anos seguintes, a região foi povoada por holandeses, franceses, ingleses e alemães. Os descendentes dessa minoria branca começaram a criar leis, no começo do século XX, que garantiam o seu poder sobre a população negra. Essa política de segregação racial, o apartheid, ganhou força e foi oficializado em 1948, quando o Partido Nacional, dos brancos, assumiu o poder.
O Apartheid, atingia a habitação, o emprego, a educação e os serviços públicos, pois os negros não podiam