tata
WEB AULA 1
Unidade 2 – O Brasil e a Economia Globalizada
1. GLOBALIZAÇÃO: ASPECTOS RELEVANTES
A possibilidade de maior intercâmbio produtivo comercial e financeiro entre os países vem sendo chamado de globalização. Podemos dizer que ela é um processo antigo que se iniciou desde as explorações mercantilistas além fronteira de seu país, procurando encontrar produtos novos para o comércio bem como vender seus produtos para estes novos mercados. Ela se aprofunda com a integração econômica, social, cultural, política, que foi em grande parte impulsionada pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI.
É um fenômeno movido pela própria necessidade do capitalismo de expandir seus mercados transformando o mundo numa enorme aldeia global que geralmente amplia os mercados para os países centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados.
A definição mais atual é globalização econômica que envolve as esferas produtiva, comercial e financeira. Ela trata da ampliação e aprofundamento das operações das grandes corporações em outros países, com a finalidade de produzir e vender bens e serviços em outros mercados e ainda conquistar maior valorização do capital. Empresas com operações globalizadas presentes em nosso cotidiano: GM, Ford, Shell, Mitsubishi, Toyota (Produtos); Carrefour (serviços): HSBC, Santander, ABN Anro Bank (Financeiro).
Questão para Reflexão
Você pode querer saber: Quais são as formas de globalização?
Não há uma limitação exata. A diferenciação ocorre para fins de estudo, pois as empresas industriais têm diferentes estratégias para ampliar mercados em relação às empresas comerciais e estas também se dierenciam das empresas financeiras. A fim de entender melhor estes aspectos, vamos estudar as diferentes esferas da globalização, conforme destacado por Mendes (2004).
a) Globalização na produção: produção de bens em serviços dentro de