Biologia
Conceitos Básicos da Química
Átomo é a partícula indivisível maciça e esférica. O átomo é a partícula básica da matéria organizada, constituída por uma região central (núcleo) contendo a quase totalidade da massa da partícula, representada pelos nucleões (protões e neutrões) e por um invólucro electrónico (ou nuvem electrónica), que ocupa a quase totalidade do volume atómico (99,9 %) e contém os electrões.
O número atómico representa-se pela letra maiúscula Z e coloca-se do lado esquerdo do símbolo químico, em índice inferior (ZX), e corresponde ao número de protões nucleares do átomo.
O número de massa representa-se pela letra maiúscula A e coloca-se do lado esquerdo do símbolo químico, em índice superior (AX), e corresponde à soma do número de protões com o número de neutrões que um átomo possui no núcleo. Pode variar dentro do mesmo elemento devido à variação do número de neutrões no caso dos isótopos.
A massa atómica é a quantidade de matéria existente num átomo, fazendo-se corresponder este valor à massa do núcleo (soma da massa dos nucleões que o constituem), uma vez que a massa total dos electrões do invólucro, insignificante quando comparada com a massa nuclear, não é considerada significativa. Exprime-se em unidades de massa atómica (u, ou d) ou sem unidade, tratando-se da massa atómica relativa, quando resulta da comparação entre a massa absoluta do átomo (x u) e a massa tomada como padrão de comparação (1/12 da massa do carbono - 12).
Um símbolo químico é representado por uma letra ou duas (quando a primeira é usada para mais do que um elemento químico) que representa(m) abreviadamente o nome de um elemento químico. A primeira é sempre maiúscula e a segunda, quando existe, sempre minúscula (para não ser tomada por outro símbolo químico). Os conjuntos de letras não são lidos, mas soletrados.
Um ião (mononuclear) é uma partícula que resulta de um átomo que perdeu ou ganhou electrões. Se o átomo perdeu