Relatório de Quimica
Oxidação-Redução
Disciplina de Química
2013/2014
Objetivos
Comparar o poder redutor dos elementos magnésio (Mg),zinco (Zn), ferro (Fe),chumbo (Pb)e cobre (Cu),bem como o poder oxidante dos respetivos iões: Mg2+,Zn2+,Fe2+,Pb2+e Cu2+.
Estabelecer uma série eletroquímica qualitativa, comparando os poderes redutor e oxidante dos elementos e respetivos iões, através dos resultados obtidos nas experiências.
Introdução Teórica
Uma reação de oxidação-redução consiste numa reação química, em que ocorre troca de eletrões entre as espécies. Destas, uma espécie oxida-se (redutor), quando cede eletrões; enquanto outra se reduz (oxidante), quando ganha eletrões.
Efetivamente, a espécie que sofre redução pode ser identificada através da diminuição do número de oxidação. Analogamente, na espécie oxidada, o número de oxidação aumenta.
O número de oxidação de um átomo define-se como sendo o número de eletrões que esse átomo perde ou ganha na ligação iónica ou que perderia ou ganharia se, na ligação covalente, os eletrões da ligação fossem transferidos para o átomo mais eletronegativo. O número de oxidação descreve o estado de oxidação de um átomo de um elemento, ou seja, a carga que tem em relação ao átomo neutro.
AGENTE REDUTOR
Fe2+ (aq)
+
Mg (s)
→
Fe (s)
+
Mg2+ (aq)
n.o.(Fe) = +2
n.o.(Mg) = 0
n.o.(Fe) = 0
n.o.(Mg) = +2
AGENTE OXIDANTE
Esquema 1. Variação do número de oxidação
Nas reações de oxidação-redução quanto mais forte for um oxidante, mais fraco é o seu redutor conjugado e quanto mais forte é um redutor, mais fraco é o seu oxidante conjugado. Portanto, todas as reações de oxidação-redução se passam entre o oxidante de um par de oxidação-redução e o redutor do outro par.
A partir de experiências como as que se realizaram neste trabalho pode criar-se uma classificação qualitativa dos pares oxidante/redutor.
A esta classificação pode dar-se o nome de serie eletroquímica