Poder oxidante e redutor
Fenômenos ou reações de oxidação são chamados abreviadamente de oxirredução, oxi-red ou redox, dos mais importantes na Química e dos mais frequentes no cotidiano.
As reações que envolvem perda e ganho de elétrons são denominadas reações de oxirredução. Algumas delas são muito importantes no mundo que nos cerca e estão presentes nos processos que permitem a manutenção da vida.
As reações de redução e oxidação (conhecidas como redox) envolvem a transferência de elétrons (e-) de uma molécula para outra. O processo de perda de elétrons é chamado de oxidação e o processo de ganho de elétrons é chamado de redução.
Quando uma substância é oxidada, o número de oxidação de um de seus átomos aumenta (torna-se mais positivo), pois são perdidos elétrons. Do mesmo modo, quando uma substância é reduzida, o número de oxidação de um de seus átomos diminui (torna-se mais negativo), pois elétrons são ganhos.
Entende-se por número de oxidação (NOX), a carga que um átomo adquire quando participa de uma ligação e que ajuda a entender como os elétrons estão distribuídos entre as espécies que participam de uma molécula de um composto iônico.
Nos íons simples, o número de oxidação é a carga elétrica real do íon. Nos compostos covalentes, o número de oxidação é carga elétrica que o átomo teoricamente iria adquirir se houvesse a ruptura da ligação covalente, ficando o eletro com o átomo mais eletronegativo.
OBJETIVOS
•Analisar os fatores que afetam o poder redutor de alguns metais
•Analisar os fatores que afetam o poder oxidante de alguns halogênios
•Evidenciar a ação antioxidante da vitamina C em amostras reais
MATERIAL E REAGENTES
Materiais Reagentes Tubo de ensaio Limalha de ferro (esponja de aço)
Pinça metálica Tiras de alumínio (Papel alumínio)
Pipeta Pasteur ou conta-gotas Solução de HCl 50% v/v (ou ácido muriático)
Pipeta graduada 5 mL Solução aquosa de KI
Béquer 50mL Solução de cloro (água