Poder local
Abordagem sobre a Cultura Brasileira: Traços Gerais e Aspectos Regionais
Neste capítulo, fazemos uma síntese do pensamento de intelectuais e estudiosos do assunto cultura brasileira, procurando abordar determinados aspectos identitários brasileiros e diferenciações regionais e locais.
Elementos Fundadores da Cultura Brasileira
De início, podemos perguntar: O que é ser brasileiro? Quais são os elementos identitários que caracterizam a cultura brasileira?
O poeta Carlos Drummond de Andrade diz que “nenhum Brasil existe e se perguntava: e acaso existem os brasileiros?” (apud Gadotti, 1992. p. 34). Afirma Marilena Chauí: “Sabemos que somos um povo novo, formado pela mistura de três raças valorosas: os corajosos índios, os estóicos negros e os bravos e sentimentais lusitanos. “(2001, p. 6)
Mário de Andrade, em uma das cartas a Rodrigo Melo Franco de Andrade, fala em etnografia do nosso povo brasileiro”:
a parte mais importante, os Ameríndios pertencendo principalmente à ciência pura, e o povo brasileiro em seus costumes e usanças e tradições folclóricas, pertencendo à própria vida imediata, ativa e intrínseca do Brasil. (1981, p.61)
Sérgio Buarque de Holanda, ao analisar a influência decisiva da aventura portuguesa na vida nacional, explica:
Num conjunto de fatores tão diversos, como as raças que aqui se chocaram, os costumes e padrões de existência que nos trouxeram, as condições mesológicas e climatéricas que exigiam longo processo de adaptação, foi o elemento orquestrador por excelência. Favorecendo a mobilidade social, estimulou os homens, além disso, a enfrentar com denodo as asperezas ou resistências da natureza e criou-lhes as condições adequadas a tal empresa.
(...) Procurando recriar aqui o meio de sua origem, fizeram-no com uma facilidade que ainda não encontrou, talvez, segundo exemplo na história. (...) Aos índios tomaram ainda instrumentos de caça e pesca, embarcações de casca ou tronco escavado, que singravam os