Poder Lideran A
Turma: Log 01
Liderança e Poder nas Empresas
Liderança
O mundo organizacional requer líderes para a sua condução bem-sucedida, e a liderança representa a maneira mais eficaz de renová-lo e revitalizá-lo, impulsionando-o rumo ao sucesso e à maior competitividade.
De fato, o que quase todo mundo parece concordar é que a liderança é um processo de influência, no qual uma pessoa age no sentido de modificar, provocar ou influenciar o comportamento de um grupo em direção à realização de objetivos intencionais. A liderança não deve ser confundida com direção nem com gerência. Um bom administrador deve ser necessariamente um bom líder. Por outro lado, nem sempre um líder é um administrador.
Poder
O poder – a habilidade de influenciar outras pessoas – é extremamente importante para que um líder seja eficaz. Nas organizações, isso muitas vezes significa fazer com que as tarefas sejam realizadas, ou atingir as próprias metas mesmo com a resistência dos outros.
Quem tem Poder tem Liderança?
Uma comparação cuidadosa de nossa descrição de poder com nossa discrição de liderança revela que os dois conceitos estão estreitamente interligados. Líderes usam o poder como um meio de atingir as metas do grupo. Líderes realizam metas e poder é um meio de facilitar suas realizações. A resposta a estas questões é um esquema de classificação de cinco categorias identificado por French e Raven citados em Robbins (1999). Eles propuseram que existem cinco bases ou fontes de poder: coercitivo, de recompensa, legítimo, de competência e de referência.
Definição de poder sobre recompensas:
O líder que tem poder sobre recompensas influencia os outros porque controla recompensas valorizadas; as pessoas obedecem aos desejos do líder para receber essas recompensas. Por exemplo, um administrador trabalha muito para atingir suas metas de desempenho, para conseguir do seu chefe uma análise de desempenho positiva e um grande aumento de salário. Por outro lado, se a