PODER AUTORIDADE E LIDERAN A NAS ORGANIZA ES
1789 palavras
8 páginas
INTRODUÇÃONeste trabalho, irei falar a cerca do poder, autoridade e liderança nas organizações, visto que um dos mais importantes processos sociais é a capacidade que possuem os indivíduos e grupos sociais, entre os quais as organizações, de modificarem o comportamento de outros grupos ou pessoas. A liderança pode ser considerada um papel social que deve ser desempenhado tendo como suporte alguns princípios básicos. Poder é a capacidade de deliberar arbitrariamente, agir e mandar e também, dependendo do contexto, a faculdade de exercer a autoridade, a soberania, o império. Autoridade é um gênero ou uma simples fonte de poder.
CAPITULO I – LIDERANÇA, PODER E AUTORIDADE NAS ORGANIZAÇÕES
1.1 O líder na organização
A liderança que procura seguir estes princípios desencadeia o potencial humano individual de integrante de um colectivo. Do líder dependem muitas pessoas, que depositam nele suas esperanças para melhorar suas condições de trabalho e realizar seus objectivos individuais. O líder tem como atributo a tarefa de protecção dos seus subordinados quanto às más condições de trabalho, às arbitrariedades na atribuição de tarefas e aos riscos ligados aos trabalhos, independentemente se estas situações causem impactos negativos na eficiência do trabalho. Assim, a qualidade de trabalho e, em parte, a qualidade de vida, são atribuições do líder. Neste sentido é que a liderança deve ser concebida como condição, atributo ou capacidade de um sujeito individual ou colectivo de mobilização de outros sujeitos ou indivíduos devido à sua acção diante de situações de sofrimento, indecisão ou preenchimento de desejos e necessidades por parte dos liderados.
1.2 Poder organizacional
O poder organizacional é uma que pode ser traçada no âmbito da ideologia. Pessoas com grande capacidade de influência possuem facilidade em persuadir outros indivíduos em prol de seus interesses, sejam eles pessoais ou organizacionais. Não obstante a tais afirmações, esse tipo de