LIDERAN A X PODER
Liderança tem a ver com influência, e através da influência e habilidade conquistamos naturalmente autoridade. Graças à autoridade, o líder consegue com que os membros da equipe façam (com boa vontade) o que ele precisa e quer. A frase que melhor define autoridade é: “Farei isso por você”!
Já o poder é a capacidade de obrigar, por causa de sua posição ou força, os membros da equipe obedecem à sua vontade mesmo que eles não prefiram fazê-la. A frase que melhor define poder é: “Faça isso, senão vai ver”!
Uma das mais importantes diferenças entre Poder e Autoridade é que o Poder pode ser dado, tirado, comprado ou vendido. Já a autoridade é a essência da pessoa, está extremamente ligado ao seu caráter. Mas não devemos nos enganar sobre o Poder, ele funciona. Mas o problema é que funciona por algum tempo. É possível conseguirmos as coisas na base da imposição, mas o tempo passa e as pessoas adquirem novas habilidades e o poder que você tem sobre elas também muda, ou melhor, diminui ou até mesmo acaba. Por isso a liderança é baseada na autoridade e não no poder.
Além disso, o poder traz uma conseqüência grave e por muitas vezes irreversível, ele desgasta os relacionamentos. E quando isso ocorre, acaba o respeito, a participação, a parceria e o principal a vontade de ajudar.
O poder e a autoridade não existem apenas na empresa e na vida profissional, na nossa vida pessoal também se fazem presentes. Vamos a um exemplo bem básico sobre autoridade e poder na nossa vida pessoal.
Quem nunca pediu ao filho que arrumasse o quarto? E quem nunca ouviu uma resposta do tipo “Depois eu arrumo” ou pior, finge que ouviu e ignora. O que muitos pais fazem é usar o Poder. Aí vem a seguinte frase: “Arrume seu quarto agora que estou mandando!” Seu filho imediatamente vai arrumar o quarto, mas não porque tem respeito e sim porque tem medo. Ele arruma o quarto não porque entende que um quarto arrumado tem suas vantagens, mas sim porque você quer.
O que vai acontecer é que