Liderança
Chamada ainda de liderança participativa ou consultiva, este tipo de liderança é voltado para as pessoas e há participação dos liderados no processo decisório. As diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder. O próprio grupo esboça as providências para atingir o alvo solicitando aconselhamento técnico ao líder quando necessário, passando este a sugerir duas ou mais alternativas para o grupo escolher. As tarefas ganham novas perspectivas com o debate. A divisão das tarefas fica ao critério do próprio grupo e cada membro pode escolher os seus próprios companheiros de trabalho. O líder procura ser um membro normal do grupo. Ele é objetivo e limita-se aos fatos nas suas críticas e elogios.
Ponto Positivo: o impacto altamente positivo para a equipe e com o consequente aumento do comprometimento dos componentes.
Ponto Negativo: demora para tomada de decisões em tempos de crises.
Exemplo: Papai Smurf
LÍDER TREINADOR
O treinador (coach) não está focado diretamente nas tarefas. Ele promove atividades com o objetivo maior de desenvolver os liderados, num processo artesanal de identificar individualmente os pontos fortes e fracos de cada liderado. Com isso em mãos, ambos, líder e liderado tem conhecimento dos limites e traçam o melhor caminho para alinhar expectativas pessoais com as responsabilidades profissionais.
O líder treinador demonstra a importância de cada membro da equipe e tem a capacidade de delegar, dar autonomia e independência aos liderados. Dessa forma, esses líderes conseguem um grande comprometimento da equipe, por proporcionar um ambiente confortável, aberto ao diálogo e de confiança. Estimulam o feedback, tendo o desempenho como resultado, transformando os erros em aprendizado e promovendo o desenvolvimento.
Ponto Positivo: O resultado no ambiente é imediato. O líder treinador tem por hábito melhorar o clima da equipe, pois promove o diálogo e não se preocupa apenas com o aspecto