Poder, Gestão de Conflitos, Negociação e Psicodinâmica do Trabalho
1- Introdução
2- Objetivos
3- Problematização
4- Hipóteses
5- Discussão da Hipóteses
6- Conclusão
7- Bibliografia
Resumo
Ao longo das pesquisas abordamos temas fundamentais existentes dentro de uma organização como poder, gestão de conflitos, negociação e psicodinâmica do trabalho.
Exemplificando de forma clara como é importante que a organização se preocupe com seus funcionários, garantindo assim uma melhor condição de trabalho aos colaboradores e assim maior eficiência e eficácia.
1- Introdução
O trabalho que vem a seguir buscou estudar na medida do possível como a interação do poder das lideranças na negociação de conflitos e interesses com o combate de males dos ambientes corporativos tais como os tratados na psicodinâmica do trabalho.
Poder é o primeiro tema a ser tratado e ao nos depararmos com a tarefa árdua de definir um conceito ou até mesmo um significado da palavra poder e as relações que giram ao seu redor nos deparamos com diversas definições sobre o assunto. Entretanto, para os fins deste trabalho abordaremos os conceito que segundo Max Weber, citadas no livro de Prestes Motta (p.03 e 04), seria chamado de racional-legal, que se baseia nas regras e no ordenamento jurídico reconhecido como válido por uma determina comunidade, é a que mais se aproxima com a análise de poder que fazemos com relação às organizações.
Para obtenção de nossas conclusões abordamos mais variadas formas de poder, como por exemplo: poder formal que é quando as pessoas reconhecem que alguém tem direito de mandar em alguma área da vida humana e quando aquele que é mandado considera como um dever obedecer; poder coercitivo é utilizado para se conseguir o que quer com base em ameaças e punições; O poder de Recompensa é o oposto do Coercitivo, pois as pessoas concordam com os desejos ou orientações de outrem porque fazer isso produz benefícios positivos; Poder de Competência é baseado no