PNH-SUS
INTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
A Vacina contra HPV: Importância da prevenção do câncer de colo de útero
Resumo De acordo com Ellen Santos. O Papiloma humano é uma doença virótica que acomete um elevado número de mulheres e homens em todas as regiões do mundo. Sua transmissão ocorre predominantemente pela via sexual, mas existem possibilidades da transmissão vertical (mãe/feto), auto inoculação e inoculação por objetos que abrigam HPV. Existe uma relação comprovada com os casos de câncer de colo de útero, que levam milhares de mulheres a óbito anualmente. As cepas 16 e 18 são aqueles capazes de causar lesões mais agudas e estão também relacionados aos pré- carcinomas, enquanto que os cepas 6 e 11 são considerados menos malignos. Os 16 e 18 também podem desenvolver verrugas na área genital feminina e masculina (vagina, ânus, vulva, pênis, colo de útero e também no esôfago).
Através de revisão bibliográfica objetivou-se caracterizar o HPV e repassar para a população de todas as classes a importância e necessidade da vacinação contra o
HPV, devido aos autos índices de óbito, causados pelo câncer de colo de útero, causado pelo vírus.
Palavras-chaves HPV, Câncer de Colo de Útero, Vacinas prevenção HPV, DNA viral HPV.
1. Introdução
O HPV é um vírus de DNA, pertencente à família Papilomaviros, e sua transmissão acontece principalmente pelo contato sexual, podendo também Sr transmitido via vertical, autoinoculação e objetos contaminados.
O HPV é um vírus universal, podendo infectar homens e mulheres, independente de raça ou idade. É um dos maiores causadores de carcinoma espino celular e verrugas genitais e papilomas laríngeos (Bragagnolo, 2010).
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) relatam que por ano, 291 milhões de mulheres no mundo são infectadas pelo vírus HPV, sendo que o Brasil corresponde a 0, 235% dos casos. Desse total 685 mil pessoas são infectadas por algum dos