HUMANIZA SUS
HUMANIZASUS – POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO
2014
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por finalidade, apresentar a forma do Sistema de
Saúde vigente no Brasil. De forma a discorrer sobre a Humanização como Eixo
Norteador das Práticas de Atenção e Gestão em todas as Instâncias do SUS.
A proposta do sistema é favorável a humanização e busca contemplar o bom atendimento a todos. Mas como estudamos nem tudo o que está sintetizado nos documentos e leis que regem o Sistema, estão em vigor. Sabe-se que muito falta para que todos sejam atendidos de forma eficiente e respeito por se tratar da pessoa humana. No entanto, cabe aos órgãos correspondentes, juntamente com a própria comunidade local, buscar junto ao conselho de saúde as melhorias para que os locais de atendimento sejam humanizados, Na atenção básica: elaborar projetos de saúde para incentivar práticas promocionais de saúde; estabelecer formas de acolhimento e inclusão do usuário; comprometer-se com o trabalho em equipe.
O Ministério da Saúde, precisa assumir com responsabilidade o bom êxito do sistema SUS, a proposta é boa. E cabe a comunidade acreditar nos seus direitos como cidadão, e nesta lutar acompanhar o sistema e buscar denunciar a todos os tipos de desvios e injustiças praticadas por membros desses órgãos.
Sabemos que são inúmeros os avanços no campo da saúde pública brasileira, que vem se tornando mais frequentes ao longo dos últimos vinte anos. Porém esses avanços convivem de maneira contraditória com problemas de várias ordens.
Apontamos avanços na descentralização e na regionalização da atenção e da gestão da saúde, equidade, integralidade e controle social, porém, apontamos problemas com as relações entre os diferentes profissionais da saúde e entre estes e os usuários do sistema. O preparo para lidar com dimensões sociais e o trabalho em equipe são frágeis. Há uma falha na qualificação de profissionais, especialmente no que se refere
à