Observação de Organelas e Inclusões Citoplasmáticas
Procedimento realizado no estudo:
1. Cortou-se ao meio a batata, banana e feijão, e usando-se a gilete raspou-se a massa da parte interna dos mesmos;
2. Colocou-se uma pequena porção da massa raspada sobre a lâmina e adicionar um pouco de água;
3. Pressionou-se sobre o material raspado a lamínula, até se obter uma massa transparente, para que assim se evitasse a formação de bolhas de ar na amostra;
4. Levou-se a amostra ao microscópio e se iniciou a observação dos materiais um por um a partir da objetiva de 4x.
4. Resultados e Discussão A primeira amostra a ser observada foi a de banana. Devido a preparação da amostra não foi possível perceber nada, pois estava muito espessa a quantidade de material sobre a lâmina. Sendo assim, somente houve observação de um pequeno aumento:
A segunda amostra a ser observada foi a do feijão, onde a amostra foi preparada de maneira mais apropriada e assim foi possível fazer sua observação. Na primeira lente, o pequeno aumento (4x), se percebeu uma grande quantidade de pequenas estruturas simétricas.
Com o médio aumento (10x) obteve-se uma imagem com maior clareza das pequenas estruturas e é possível identificar estruturas que diferem das inicialmente observadas, sendo essas opacas, circulares e menores. Quando o aumento da lente objetiva é 40x, é possível observar que a estrutura das células do feijão são ovaladas, e não circulares como se pensava, e também se começa a notar as estruturas internas presentes em cada célula, ou seja, suas organelas.
Por fim, se adicionou o corante lugol à amostra para que assim pudesse ser observada adequadamente no maior aumento (100x), e foi possível comprovar a forma das células do feijão, e também a presença de um leve contorno, que seria