Saúde pública
Carla Lorena Melo Ferreira Heloísa Lois Mendes Trindade
Jessica Raquel Pinheiro Melo
Priscyla Thais Saldanha da Cunha Rayane Alice Moraes Cardoso
SAÚDE PÚBLICA PROGRAMA HUMANIZA SUS
Belém
2012
INTRODUÇÃO:
O presente estudo representa um esforço no sentido de produzir uma reflexão sobre o tema da humanização. Através de uma revisão bibliográfica que trata do tema da humanização no campo da saúde, descobrimos que o tema vem constituindo-se atualmente como importante objeto de reflexão das práticas de saúde, indicando a relevância da produção de reflexões sobre as relações entre profissionais de saúde e sujeitos que demanda cuidados de saúde, como dimensão essencial da qualidade das práticas profissionais na assistência hospitalar.
Desenvolvemos, desta forma, uma abordagem sobre a humanização percebendo-a como uma questão que suscita uma reflexão sobre as formas de relações que vêm sendo engendradas no contexto sobre o conceito de humanização, também neste capítulo apresentando uma breve discussão sobre a Política Nacional de Humanização dos Serviços de Saúde, compreendendo-a como uma iniciativa de significativa importância, a nível nacional e a gestão da política de humanização.
Com a política a humanização deve traduzir princípios e modos de operar no conjunto das relações entre profissionais e usuários entre os diferentes profissionais entre as diversas unidades e serviços de saúde.
Humanizar é ter conduta ética de atitudes condizentes com valores humanos e ter reconhecimento da ação humana elaboração de acordos de cooperação, sendo assim cada um criar meios para que os indivíduos compreendam uns aos outros.
CONCEITO DE HUMANIZAÇÃO Tematizar a humanização da assistência abre, assim, questões fundamentais que podem orientar a construção das políticas em saúde. Humanizar é, então, ofertar atendimento de qualidade articulando os avanços