Humanização e Sistema Único de Saúde
Será abordado nesse trabalho o conceito de Humanização, informações sobre a criação do Sistema Único de Saúde(SUS), bem como algumas medidas que auxiliam na Humanização do SUS, encontradas no portal do Ministério da Saúde.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 HUMANIZAÇÃO NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
2.1.1 HUMANIZAÇÃO
O conceito de humanização é polissêmico, comportando diversos enunciados e é permeado por imprecisões. Os modos de abordar/compreender humanização não se dissociam das propostas/práticas de humanização. Deste modo, as diversas enunciações constituem distintas práticas de gestão e de modelos de atenção, que nem sempre coincidem. Dentre os sentidos comumente utilizados, quandodiscutimos com profissionais de saúde e usuários, encontram-se aqueles que designam humanização como: tratar com respeito e carinho, amor, empatia, capacidade de colocar-se no lugar do outro,acolhimento, aceitação do outro, diálogo, tolerância, tratar do outro com respeito e educação, aceitar asdiferenças, resgatar a dimensão humana nas práticas de saúde. Outros sentidos também são evocados,tais como: acolhimento resolutivo, participação no SUS, corresponsabilidade, inclusão, controle social,ética, não discriminação, transformar o SUS, valorização do trabalhador, dentre outros.
No que se refere à produção acadêmica, a polissemia se mantém e o termo humanização é abordado numa pluralidade de sentidos. Contudo, permanecem majoritários na produção acadêmica alguns sentidos de humanização que agrupamos de acordo com os eixos indicados a seguir.
Um eixo que compreende a humanização como vínculo entre profissionais e usuários, efetuado a partir de ações pautadas na compreensão e valorização dos sujeitos. Nesse eixo podemos, ainda, abarcar os sentidos que compreendem a humanização como atitude ética e humanitária, que se constitui a