Pnae
O Pnae, é o maior programa de alimentação escolar do Brasil, em meu município encontra-se ativo, pois os membros do Conselho da Merenda Escolar são atuantes e procuram, na medida do possível, realizar seu trabalho em perfeita organização e aplicação. Em 2012, a merenda escolar era fornecida por mercados da própria cidade, por meio de licitação, onde o edital era divulgado no jornal local, fazendo com que as empresas de fora da cidade acabassem por ter acesso parcial ou nenhum desses processos licitatórios. Por sua vez, em 2013, os mercados locais não participaram da licitação, ficando assim, empresas de fora responsáveis pelo abastecimento da merenda escolar, o que acarreta, muitas vezes, a demora do fornecimento desses alimentos. A distribuição da merenda pelo fornecedor é feita diretamente ao setor de compras, o qual repassa ao Departamento de Educação, que, por fim, faz a entrega às escolas.
O município conta com uma nutricionista, responsável pelo cardápio mensal das escolas urbana e rurais, e que atende á um total de 942 alunos de Escolas Públicas.
Contamos também com a Agricultura Familiar, que consiste em dar oportunidades aos agricultores locais para fornecimento de hortifrutigranjeiros para a merenda. Para isso, os produtores devem comprovar residência no município, ter sua própria plantação e não conter agrotóxicos, ou seja, a plantação deve ser totalmente orgânica, que, por sua vez, contribui para a segurança alimentar e para a oferta de uma alimentação saudável para os alunos de escolas públicas de nosso município.
Analisando a proposta do programa do PNAE dentro de nosso município, averiguamos alguns problemas a serem discutidos: * Qualidade e diversidade dos alimentos fornecidos: pelo fato do fornecimento da merenda escolar ser por meio de licitação, e essa ter como critério o “menor preço”, muitas vezes o produto é de ruim ou péssima qualidade, por falta de especificação detalhada no momento