Reciclagem no contexto escolar
1 - NORMAS PARA AS REFERÊNCIAS
O nosso ponto de partida é a ficha catalográfica que todas as obras literárias devem ter.
[pic]
Nela encontramos o autor, o nome da obra, a edição, a cidade, a editora e o ano de publicação. (lembro que 1ª edição não se indica – a partir da 2ª edição devemos escrever 2.ed.) Então fica assim: quando for primeira edição não escrevemos nada no espaço destinado a edição, a partir da 2º edição escrevemos na citação, retirando o símbolo ordinal ( º) e substituindo por ponto e abreviamos o nome edição. Veja como fica: 2.ed. Em uma referência, temos uma ordem para escrever os elementos que a compõem. Primeiro temos o sobrenome do autor, em seguida uma virgula, o nome. Havendo mais de um autor, separamos os autores por ponto e virgula ( : ). Em seguida o título da obra e se houver, o subtítulo que deve ser separado por dois pontos ( : ), depois a edição, a cidade e estado (quando a cidade não é uma capital) seguida de dois pontos ( : ) o nome da editora (não escrevemos edita e sim apenas o nome da editora, virgula e o ano de publicação da obra. Lembramos que apenas o título é destacado (negritado). O subtítulo não recebe destaque algum. Lembramos ainda, que tanto o título como o subtítulo são escritos em minúsculo, exceto os nomes próprios e a primeira palavra do título.
Exemplo:
DOURADO, Luiz Fernando; PARO, Vitor Henrique. (Orgs.). Políticas públicas: educação básica. 2.ed. São Paulo: Xamã, 2003.
Analisando essa referência: O sobrenome do primeiro autor que aparece na capa é escrito em maiúsculo, em seguida temos uma virgula e o restante do nome. Separando ele do outro autor, temos ponto e vírgula, o sobrenome do segundo autor escrito em maiúsculo, virgula e o restante do nome seguido da abreviatura entre parênteses de organizadores (Orgs.). Significa que esses dois autores convidaram mais autores para escreverem esse livro e os dois primeiros