Pmbok resumo gerencia de tempo
Finalidade: garantir que o projeto seja concluído dentro do prazo. Em projetos de menor complexidade é comum que os processos dessa área sejam executados paralelamente.
Os processos são:
Planejamento/Definir atividades:
Neste processo é documentado o trabalho a ser realizado. Ele define uma lista de atividades(ações específicas) com base nos pacotes de trabalho definidos na EAP.
Planejamento/Sequenciar atividades:
Com a lista de atividades em mãos é feito uma identificação dos relacionamentos entre as atividades para que elas possam ser sequenciadas(ordenadas) de forma lógica, respeitando-se as relações de precedência entre elas e, assim, possibilitar que o trabalho seja realizado com antecipações e sem atrasos.
Importante! Aqui surge mais um conceito do PMBOK: o método do diagrama de precedência (MDP).
O MDP inclui quatro tipos de dependências ou relações lógicas:
• Término para início (TI)
• Término para término (II)
• Início para início (TT)
• Início para término (IT) A precedência é determinada pela seta, independentemente da atividade ser executada antes ou depois no tempo. No caso de IT, embora B seja executada antes de A no tempo ela é sucessora de A.
As relações de precedência podem ser representadas em relações esquemáticas dos diagramas de redes (podem ser de precedência ou de setas. Depois eu detalho isso aqui.). Este diagrama NÃO representa o tipo de precedência (TI, II, TT, IT) nem a distribuição das atividades no tempo.
Além das relações de precedência existem 3 tipos de dependência entre as atividades:
• Dependências obrigatórias (hard logic): Inerente a natureza do trabalho. Como construir o primeiro andar da casa sem antes ter feito a fundação?
• Dependências arbitradas (preferencial ou soft logic): Estabelecida com base no conhecimento das melhores práticas.
• Dependências externas: Estão fora do controle do projeto. Para começar a construir a casa é necessário que a prefeitura emita um habite-se.