Gestão estrategica
Nesse processo, muitas dúvidas surgem, tendo em vista a grande variedade de opções de padrões e bibliografias existentes. Pesquisei se existia alguma fonte de informação que comparasse essas práticas e não encontrei.
Para facilitar a vida de nossos clientes que buscam implantar um padrão de gerenciamento de projetos, segue um resumo das principais práticas.
Project Management Body of Knowledge (PMBOK)
É um conjunto de conhecimentos gerenciado pela organização Project Management Institute (PMI). Tornou-se um padrão, de fato, em diversas indústrias. A Wikipédia descreve assim: “O guia PMBOK identifica um subconjunto do conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos que é amplamente reconhecido como boa prática, sendo, em razão disso, utilizado como base pelo Project Management Institute (PMI). Uma boa prática não significa que o conhecimento e as práticas devem ser aplicados uniformemente em todos os projetos, sem considerar se são ou não apropriados.”
De maneira resumida, o PMBOK é visto como a mais importante bibliografia de gestão de projetos da atualidade. Mais conhecido como “PMBOK Guide”, é de autoria do Standards Committee (Comitê de Padronização) do Project Management Institute – PMI e procura contemplar os principais aspectos que podem ser abordados no gerenciamento de um projeto genérico.
Não se trata de uma metodologia de gerenciamento de projetos, e sim, de uma padronização que identifica e nomeia processos, áreas de conhecimento, técnicas, regras e métodos. O guia foi reconhecido, em 1999, como um padrão de gerenciamento de projetos pelo ANSI – American National Standards Institute.
O PMBOK não é uma metodologia, mas um manual que descreve o universo de