Relação entre Processos de Desenvolvimento de Software (PDS) e Gerenciamento de Projetos segundo PMBOK
Gerenciamento de Projetos segundo PMBOK Jean Lucas de Carvalho, Rafael Lee Marçal dos Santos
Instituto de Informática – Universidade Federal de Goiás (UFG)
Caixa Postal 131 CEP 74001970 Goiânia Go Brasil
Resumo. O desafio de desenvolver um produto de software com qualidade exige um esforço ímpar, que envolve administrar recursos e organizar atividades, nas quais devemos fornecer uma combinação adequada entre o processo de desenvolvimento de software e a gerência do projeto para alcançar os resultados desejados. No entanto, esta integração, entre o processo de desenvolvimento de software e a gerência do projeto, nem sempre é bem desenvolvida pelos processos de desenvolvimento de software disponíveis. Neste contexto, o PMBOK pode fornecer as ferramentas necessárias para o gerenciamento do projeto que faltam aos processos de desenvolvmento de software, embora ele não oriente como gerenciar projetos de desenvolvimento de software, ele será utilizado como uma alternativa aos processos de desenvolvimento de software quando estes não tratarem processos abordados pelo PMBOK.
1. Introdução
Atualmente as empresas tem demonstrado uma crescente preocupação relativa ao desenvolvimento de software e como resultado as mesmas vem adotando práticas de engenharia de software. O desenvolvimento de produtos de software requer o planejamento e a execução de atividades, definidas de acordo com o escopo do projeto, onde é necessário lidar tanto com assuntos gerenciais quanto técnicos.
A Gerência de Projetos em um ambiente de desenvolvimento de software é necessária no gerenciamento de pessoas e recursos da organização. Onde o gerente de projetos é responsável por planejar e controlar a execução