pluralidade cultural - cultura afro brasileira
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EAD
PROJETO INTEGRADOR
CURITIBA
2015
FRANCIELLE HALINE KUHNEN
(Aluna de matérias avulsas)
PROJETO INTEGRADOR
Trabalho apresentado à disciplina de Fundamentos da Artes, Ed. Física e Libras II, Grupo OPET, Centro Cívico,Profª Orientadora Professora Michelle Souza Julio Knaut.
CURITIBA
2015
PLURALIDADE CULTURAL
De acordo com o Dicionário Informal, disponível na internet, site http://www.dicionarioinformal.com.br/cultura/ , define-se cultura como:
“Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, lingüísticas e comportamentais de um povo ou civilização”. Portanto, fazem parte da cultura de um povo as seguintes atividades e manifestações: música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social, etc.
Cultura afro-brasileira é o resultado do desenvolvimento da cultura africana no Brasil, incluindo as influências recebidas das culturas portuguesa e indígena.
A mistura desses diferentes movimentos sociais, nos torna um país multi-cultural. Vivemos em um país com uma variação interminável de costumes, crenças, gostos. Isso, devido a uma grande mistura de raças existentes desde a colonização. Conhecer, respeitar e aceitar essa riqueza cultural é dever / direito de cada cidadão, pois convivemos diariamente com essas diferenças, não precisamos ser adeptos mais o respeito pela diferença alem de direito, refere-se a moral cidadã. Uma das responsabilidades sociais da escola é ensinar o respeito e a valorização dessa grande mistura cultural existente. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais “ diz respeito ao conhecimento e à valorização de características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no território nacional” (PCN, p.121). A professora Elizabete Franco, ainda complementa:
A escola é um espaço que oportuniza os/as alunos/as a conviverem com