Cama Aviária
Nome: Louise Klein Madureira N°: 23
Turma: 13
Professora: Sônia
Seropédica
11 de março de 2015
Materiais quem podem ser usados na cama aviária
Há muitos materiais que podem ser usados, como maravalha, resíduos de madeira, serragem, sabugos de milho, cascas de amendoim e café, palhadas, feno, ramas de mandioca, resíduos de cana-de-açúcar, reciclagem de papel, ente outros. Cabe ao avicultor escolher o melhor material, o que deve ser usado.
O material deve ser isento de umidade, sua umidade deve ser no máximo 12%, se passar dessa porcentagem pode causar o desconforto na ave.
A espessura ideal conforme a época do ano No inverno, a cama deve ter 10 centímetros de espessura, para proteger as aves do frio. No verão deverá ter 5 centímetros de espessura para garantir o conforto das aves.
Os melhores materiais para a cama do aviário
Maravalha
A maravalha vem dos resíduos do beneficiamento de madeiras, entre elas o cedro e pinus. Suas lascas devem ter aproximadamente 3 cm para ter uma boa absorção.
Palhadas
Palhadas são as palhas de diversas culturas, como milho, feijão, soja, entre outros.
Serragem
A serragem vem de pequenas partículas de madeira formadas pelo fio da serra. Muitas vezes, a serragem chega ao avicultor muito úmida, então deve ser espalhada no galpão onde as aves ficarão, com uma semana de antecedência.
Características da cama aviária
A cama de frango é uma combinação de substratos essencialmente agrícolas com excretas, penas, ração, água e descamações epiteliais das aves. Sobre a cama, a ave permanece praticamente 100% de sua vida, tendo apenas dois pequenos períodos sem contato com ela, que vai da eclosão no incubatório até a chegada ao aviário e do carregamento no aviário até a chegada à plataforma do abatedouro. Neste contexto a cama deve ser manejada com o intuito de proporcionar o máximo de conforto às aves para garantir que elas possam expressar todo o seu potencial genético e com isso apresentar resultados