TESTEMUNHO DE JEOVÁ
LETÍCIA MIRANDA DE OLIVEIRA MACHADO
PROFESSOR: PR. MARINHO
MÓDULO: RELIGIÕES E SEITAS
AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
SÃO LUIS DE MONTES BELOS-GO / SETEMBRO DE 2014.
As testemunhas de Jeová operam legalmente em mais de 200 países e territórios, tendo também obreiros em mais de 20 outros lugares onde a organização, excede grandemente o seu quadro de membros, e isto os tornam evidentes pela grande circulação de revistas e livros publicados pela Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados do Brooklyn, Nova York, a sede geral das Testemunhas de Jeová.
Fundada no início da década de 1870, nos EUA, a história das Testemunhas está dividida em cinco períodos que coincidem com os cinco presidentes que lideraram o movimento:
· Charles T. Russell (1852-1916)
· “Juiz” Joseph F. Rutherford (1869-1942)
· Nathan H. Knorr (1905-1977)
· Frederick W. Franz (1894- 1992)
· Milton Henchell
De acordo com a história oficial da Sociedade, os ensinos da Torre de Vigia chegaram no Brasil, através de alguns marinheiros brasileiros que encontraram as Testemunhas de Jeová em Nova York em 1920. O primeiro representante da Torre de Vigia veio para o Brasil em 1922.
As negações doutrinárias abrangem:
Negação da Trindade
Negação da deidade de Cristo (ponto de vista Ariano)
Negação da Personalidade do Espírito Santo (considerado como “força ativa de Deus”)
Negação da imortalidade da alma humana (nas Escrituras a “imortalidade” se aplicaria ao corpo futuro do homem
Negação do ponto de vista bíblico da Redenção (as Testemunhas de Jeová vêem a morte de Cristo como apenas a morte de um homem perfeito e como um “resgate correspondente”)
Negação da ressurreição corporal de Cristo (as Testemunhas ensinam que Ele ressuscitou em espírito e se materializou em várias ocasiões para ser visto pelos Seus discípulos);
Negação da salvação pela graça através da fé;
Negação da salvação fora da sua organização;
Negação da experiência do “novo nascimento” para