Segurança do Trabalho na Avicultura Indústrial
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
DISCIPLINA DE SEGURANÇA DO TRABALHO NA AGROINDÚSTRIA
COMPONENTES: CARLOS WAGNER
FRANCISCO DE ASSIS
FRANKILDE CASTELO
MEIRIANE C. FELICIANO
REGIVÂNIA ALVES
SILVANIA LAURETINO
VANESSA ROCHA
SEGURANÇA DO TRABALHO NA AVICULTURA INDUSTRIAL
MARACANAÚ – CE
MARÇO DE 2014
ITRODUÇÃO
A segurança é um tema básico para o avicultor e para a avicultura. Deve-se despertar nas pessoas envolvidas com a avicultura brasileira a importância da segurança do trabalhador, visando sua saúde e seu bem estar, para não apenas produzir um frango de corte saudável, mas também para ser uma atividade saudável às pessoas envolvidas na produção.
Atualmente, o consumidor em outros países e mesmo no Brasil está preocupado não apenas com a qualidade higiênica e sanitária do produto que está comprando, mas também se este produto durante seu ciclo não gera dano ambiental, se não tem o envolvimento de mão de obra infantil e se o trabalhador desde a produção até a venda da carne do frango tem segurança no trabalho e não expõe sua saúde nas diferentes etapas, bem como com o bem-estar animal.
A segurança no trabalho compreende um conjunto de normas, procedimentos e equipamentos utilizados visando manter a saúde do trabalhador, através da minimização dos riscos pelo uso Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC’s) e Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), de forma a evitar doenças relacionadas à atividade laboral.
O QUE É A AVICULTURA É O ramo de atividade que se dedica à criação de aves (galinhas, patos, perus, faisões, pombos, cisnes, gansos, pavões, etc.) denomina-se avicultura. Constitui hoje uma técnica muito complexa, dada a maneira muito científica como se procede à criação intensiva. A criação de galinha é, sem dúvida, a que está mais especializada e, por isso, a que é efetuada com mais pormenor; pode dedicar-se à produção de ovos ou à produção de carne
TIPOS DE RISCOS
Físicos –