Diversidade na Educação
Polo Pirituba
Desafio Profissional
“Pedagogia EAD: Educação e Diversidade
Estrutura e Organização”
Introdução:
O Desafio Profissional proposto fala sobre Educação e Diversidade, e Estrutura e Organização.
O trabalho tem por objetivo mostrar o que as Leis LDBEN 9394/96, Parâmetros Curriculares Nacionais, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil apresentam sobre as diversidades e o multiculturalismo nas escolas.
Documento
Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96)
Cultura está sendo aqui entendida como a forma pela qual as pessoas produzem símbolos, vive e aprende em seu grupo social e como se relacionam com os outros grupos sociais. É através da cultura que o indivíduo constrói o sentido do tempo, do espaço, da ética, da estética e principalmente, sua própria identidade.
Os grupos sociais vivem a cultura de diferentes formas: linguagens, costumes, crenças, elementos místicos e míticos, formas de pensar, de sentir, de perceber o mundo. Cada grupo tem códigos próprios, bem distintos dos demais.
"Tanto na prática social (atos, modos de proceder, costumes, hábitos, tradições etc.), como nas representações simbólicas, as diferenças entre os diversos grupos humanos são visíveis, quer vivam em países ou estados diversos; no meio urbano ou no meio rural; no interior das matas ou nas aldeias litorâneas de pescadores; quer pertençam a faixas etárias ou gêneros diferentes. É impossível querer negar as particularidades dos grupos humanos" (Multieducação: 1996,p.125).
Esse princípio educativo tem por objetivo viabilizar a formação de profissionais que estejam atentos à diversidade cultural em suas práticas pedagógicas,, isto