educação e diversidade
CURSO DE PEDAGOGIA
DESAFIO PROSSIONAL – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE E ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
MARIA DO CARMO FERREIRA LEMES – RA 8979225776
EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE, TAMBÉM UMA QUESTÃO LEGAL
Professor Tutora Maria Iris
CATALÃO-GO
ABRIL DE 2014
Introdução
O grande desafio da escola é reconhecer a diversidade como parte inseparável da identidade nacional e dar a conhecer a riqueza representada por essa diversidade étnico cultural que compõe o patrimônio sociocultural brasileiro, investindo na superação de qualquer tipo de discriminação e valorizando a trajetória particular dos grupos que compõem a sociedade. Nesse sentido, a escola deve ser local de aprendizagem de que as regras do espaço público permitem a coexistência, em igualdade, dos diferentes. O trabalho com Pluralidade Cultural se dá a cada instante, exige que a escola alimente uma “Cultura da Paz”, baseada na tolerância, no respeito aos direitos humanos e na noção de cidadania compartilhada por todos os brasileiros. O aprendizado não ocorrerá por discursos, e sim num cotidiano em que uns não sejam “mais diferentes” do que os outros.
Os aspectos legais
A diversidade do Brasil é notável, por isso as legislações sobre educação especificam em seu conteúdo as garantias do direito à educação diferenciada e ao mesmo tempo tão igual.
A seguir um breve resumo de como o Brasil tem uma série de leis que asseguram o acesso à educação sem que haja qualquer tipo de discriminação ou favorecimento.
Documento
Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo.
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96)
A LDB traz algumas considerações sobre as diferenças e diversidades que a escola deve respeitar. Coloca que o atendimento educacional no que se refere à artes e história deve estar de acordo com