as misericordias do Senhor
Versículo principal: “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos; porque as suas misericórdias não têm fim.” Lm. 3.22
As misericórdias do Senhor são muito maiores do que nós podemos imaginar, porque vão além de qualquer tipo de pensamento. Para se compreender o que significa a misericórdia do nosso Deus, é preciso primeiro entender que não éramos dignos de receber sequer a Sua atenção. Não poderíamos ser partipantes de Sua Majestosa Glória, e de sentir a Sua Maravilhosa Presença, pois diz a Sua Palavra que: “todos pecaram e destituídos estão da Glória de Deus” (Rm 3.23).
Ter misericórdia, ou seja, “ser gracioso” ou “misericordioso”, pode ser traduzido por “graça ou favor”, isto é, pode tratar-se de um favor não merecido de um superior para com um inferior. Foi isto o que aconteceu com tantos homens e mulheres que vieram antes de nós, foi assim com o primeiro homem Adão, e com sua esposa Eva; e ainda é assim conosco quando erramos.
O termo usado pelo profeta Jeremias em “Lm. 3.22”, onde ele diz que: “as misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos; porque as suas misericórdias não têm fim.”, apesar de ter sido escrito para um povo que errou no passado (Israel), pode ser acolhido pelas nossas Igrejas nos dias atuais, pois ainda erramos e muito diante Dele; mas toda Glória seja dada a Ele por ter nos amado primeiro “I Jo. 4.19”.
Para termos uma idéia do que significa esta misericórdia, basta analisarmos a conversa entre o Senhor Jesus e Nicodemos acerca do novo nascimento. Para este homem que foi reconhecido pelo próprio Senhor como mestre em Israel “Jo. 3.10”, foi também declarado o quanto esta misericórdia é infinita. O Senhor Jesus lhe disse: “E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho