evolução
A preocupação com o atendimento às pessoas que apresentam diferença muito acentuada, em relação à maioria das pessoas de uma sociedade, tem se evidenciado por meio de ações as mais diversas, como resultado das atitudes sociais diante da presença de tais diferenças. A educação especial ou educação de excepcionais constitui uma dessas ações.
Já se comprovou o efeito solicitador do meio escolar no desenvolvimento de pessoas com deficiências. Comum afirmar-se que é preciso respeitar o educando em sua individualidade, para não se condenar uma parte deles ao fracasso e às categorias especiais de ensino.
A diversidade no meio social é especialmente no meio ambiente escolar, fator determinante do enriquecimento das trocas dos intercâmbios intelectuais, sociais e culturais que possam ocorrer entre os sujeitos que nele interagem.
PROBLEMA DE PESQUISA
O preconceito vem diminuindo e, dessa forma, os portadores degarantiram as condições para se integrarem na sociedade e desenvolver suas capacidades dentro do grupo social ao qual pertencem. Com isso, adquiriram experiências diretas com a variedade das capacidades humanas, aprenderam a gostar da diversidade, passaram a ser melhor preparados para a vida adulta, em uma sociedade diversificada.
Assim, a inclusão traz o desafio de mudanças, tanto na forma de ver o mundo, como na de pensar e agir.
A escola tem papel fundamental na derrubada da discriminação, pois é ela que ensina as regras de convivência na sociedade.
Os profissionais da educação devem estar atentos a todas as dificuldades discriminatórias que existem tanto na escola quanto na sociedade, e a partir disso, trabalharem com os alunos reflexões sobre cidadania, solidariedade e convivência com alunos com de necessidades