Planos de aula para ensino fundamental i
Introdução Prestar atenção e ter reflexo rápido são características de um vencedor da dança das cadeiras. É uma brincadeira divertida para as crianças, na qual aparentemente não existem favoritos.
Objetivos • Interação e socialização dos colegas;
•
Público Alvo e quantidade de participantes Livre. Quanto mais participantes, melhor.
Tempo Estimado Livre, subdivididos em 3 a 10 minutos para a roda de conversa inicial, tempo livre para a vivência do jogo e os últimos 6 minutos para roda de conversa.
Material necessário
Número de cadeiras igual a quantidade de participantes, menos uma. Espaço livre para a brincadeira.
Desenvolvimento da atividade
Etapa I: Explicação das Regras aos alunos. Perguntar se restaram dúvidas e solucioná-las.
Etapa II: Pedir aos alunos que se organizem em uma roda em volta das cadeiras.
Etapa III: Coloque uma música animada. As crianças andam dançado ao redor das cadeiras,quando a música parar elas devem correr e tentar sentar,quem não conseguir, sai da brincadeira.
Conforme as crianças vão saindo,deve-se tirar também uma cadeira, ou seja, se iniciou com 5 crianças e 4 cadeiras, assim que a primeira criança sair tira-se mais uma cadeira,ficando 4 crianças e 3 cadeiras e assim sucessivamente, até que só reste uma cadeira e o vencedor.
QUEIMADA
Introdução Rapidez de pensamento, agilidade nos movimentos e mira. Sem esses atributos, um jogador dura pouco numa partida de queimada.
Divididos em dois times, grandes grupos de crianças ou adolescentes suam a camisa (correndo o tempo todo) com o objetivo de
Objetivos • Busca da superação de seus limites para vencer grandes obstáculos; • Conhecer o colega e dissipar preconceitos e estereótipos; • Eliminar os adversários com boladas e fugir das tentativas deles de eliminá-lo.
•
Público Alvo e quantidade de participantes Livre. No mínimo 4, mas o ideal é ser jogado em grupos maiores, de mais de