Relatorio sobre sistemas operacionais
Sistemas operacionais podem ser classificados em diversos parâmetros;
Como em velocidade, parâmetros físicos, tamanho.
Existem alguns tipos de sistemas operacionais, como de REDE, BATCH (LOTE), DISTRIBUIDOS, MULTI-USUARIOS, DESKTOPS, SERVIDOR, EMBARCADOS E TEMPO REAL.
BATCH – Os sistemas operacionais antigos trabalhavam por lote, ou seja, os programas eram colocados em fila com seus dados e informações a serem executados. Atualmente esse tipo de sistema se aplica a sistemas de processamento que não precisam interagir diretamente com os usuários. Um exemplo é o OS/360 e o VMS.
De REDE – Um sistema operacional de Rede deve oferecer suporte à operação de Rede, oferecer aplicações locais, recursos para acesso a arquivos de outros computadores da rede, impressoras, etc. A maioria dos SOs de hoje oferecem esse tipo de recurso.
DISTRIBUIDOS – Em um sistema operacional Distribuído, os recursos de cada maquina estão disponíveis de forma transparente para que cada usuário possa acessar, havendo assim uma interação, mas e o sistema quem decide onde serão armazenados seus arquivos. Esses sistemas já existem há alguns tempos, mas ainda não é realidade no mercado. Exemplo (AMOEBA, E CLOUDS).
MULTI-USUARIOS – O sistema operacional Multiusuários deve ter suporte para identificar um “dono” dentro de cada recurso (arquivos, processos, área de memória) de modo que crie regras para impedir o acesso de usuários desconhecidos e não autorizados. Grande parte dos sistemas operacionais de hoje são de Multiusuários.
DESKTOP – É um sistema operacional voltado para atender usuário doméstico e corporativo m suas atividades do dia a dia, como edição de textos, navegar na internet dentre outras. Exemplo: vários sistemas operacionais Windows (XP, VISTA, 7, 8), o MacOS X e Linux.
SERVIDOR – Esse sistema operacional permite a gestão de grande quantidade de recursos, impondo propriedades e limites para uso de aplicativos e para seus usuários. Este