Crianã§a em desenvolvimento
2º ano Psicologia Diurno – Psicologia do Desenvolvimento
RESUMO DO LIVRO “A CRIANÇA EM DESENVOLVIMENTO†O desenvolvimento cerebral
Durante o inÃcio de nossa vida podemos observar que o crescimento do organismo humano ocorre em um ritmo vertiginoso principalmente durante os primeiros anos da infância. No entanto, este crescimento não é apenas quantitativo, mas sim qualitativo como veremos adiante. O cérebro apresenta um padrão de crescimento “em surtos†– que mesmo envolvendo todos os processos de desenvolvimento se dão muitas vezes de maneira localizada –, acompanhados de perÃodos de relativa estabilidade.
Até os 5 meses os surtos de mostram constantes, com intervalos de tempo muito pequenos entre eles. Posteriormente os surtos apresentarão um intervalo cada vez maior. Desta forma, o crescimento a partir de 2 anos prossegue lentamente até os 4 anos, que é quando se dá outro surto importante, responsável por um grande aumento no nÃvel de fluência na fala e entendimento da linguagem.
Na adolescência ocorrem dois surtos importantes: * dos 13 aos 15 anos: relacionado à percepção espacial e motora; ao aparecimento de uma nova rede neural que possibilita o pensamento abstrato e a reflexão sobre seus processos cognitivos e à mudanças profundas no córtex pré-frontal, responsável pelo processamento executivo e, portanto, ao controle e organização consciente de nossos processos de pensamento. * o segundo dos 17 aos 20: relacionado ao desenvolvimento dos lobos frontais do córtex, responsável pela lógica e planejamento.
Todas as nossas células cerebrais (neurônios e gélulas gliais) já encontram-se presentes no momento do nascimento. No entanto, estas precisam desenvolverem-se. O crescimento de seus dendritos e axônios se dá junto a desenvolvimento das sinapses.
Processos de desenvolvimento
Sinaptogênese
A sinaptogênese, ou o processo de criar conexões/sinapses entre