Plano
OBJETIVO: Para as crianças um dos principais objetivos para que ela consiga se desenvolver na busca de saúde e equilíbrio, é fazer com que ela goste do que esta fazendo, deve fazer com que desperte na criança um sentimento de prazer pela atividade. Assim nesta fase não se pode tentar atingir somente os objetivos específicos da natação, como fazer com que ela se adapte ao meio liquido e que aprenda os nados, pois o principal objetivo é atingir as potencialidades que a criança possui, compreender seus domínios afetivos, cognitivos e psicomotor.
MATERIAL: Pode usar prancha, macarrão, tapete flutuante e brinquedos, tudo que possa auxiliar a criança se sentir mais segura.
IDADE: Do nascimento aos seis anos. A partir dos cinco anos é que a criança começa a assimilar melhor os movimentos crawl entre outros na natação, é a fase onde ela tem mais maturidade para compreender, encerrando assim a primeira fase pedagógica da natação.
DESCREVER: Deite sobre o lado esquerdo com o braço esquerdo (parte de baixo) estendido acima da cabeça e o braço direito (parte de cima) apoiado ao corpo. Vire a cabeça de modo que esteja olhando por sua axila esquerda, no fundo da piscina. Mantenha o seu umbigo de frente para a parede, não o teto ou o fundo da piscina. Comece a retroceder, pressionando a axila esquerda para o fundo da piscina impedindo que os quadris caiam (o seu ombro direito fica logo acima da superfície).
Expire enquanto o rosto estiver submerso. Quando precisar de uma respiração, vire suavemente a cabeça para olhar sobre o ombro