Psicologia social para iniciantes : estudo da interação humana
Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Curso de Serviço Social
RESENHA:
“Psicologia Social para iniciantes: Estudo da interação humana”
Montes Claros - MG
Abril/2012
“Psicologia Social para iniciantes: Estudo da interação humana”
Trabalho apresentado à disciplina de “Psicologia Social”, como exigência para obtenção de nota do curso de Serviço Social da UNIMONTES.
Professora: Cassandra
Montes Claros - MG
Abril/ 2012
Resenha do Livro:
“Psicologia Social para iniciantes: Estudo da interação humana”
“Psicologia Social para iniciantes: Estudo da interação humana”, do autor Aroldo Rodrigues tem como finalidade fornecer ao leitor elementos úteis ao entendimento da dinâmica e das características do relacionamento interpessoal. Nos 13 capítulos que integram o livro, o autor apresenta exemplos que reproduzem situações cotidianas e em seguida, apresenta a relação destas situações com o conhecimento da psicologia social.
No primeiro capítulo, Como é o “social” da psicologia social? O autor acredita que a maioria dos leitores interessados em psicologia social espera encontrar nela elementos que lhes possam facilitar o entendimento e a solução dos graves problemas sociais que enfrentamos na sociedade atual. Explicita também que o objeto principal da psicologia social é o indivíduo e não a sociedade propriamente dita, e o seu objetivo é estudar o poder da situação social e como ele influencia o comportamento grupal ou individual.
“Como conhecemos as pessoas com as quais interagimos” é do que se trata o segundo capítulo deste livro, que aborda o processo de percepção social (percepção de outrem) que segundo Aroldo é influenciado por nossas atitudes, preconceitos, interesses, estereótipos, entre outros.E que através da psicologia social aprendemos como agir para minimizar tais erros.
No terceiro capítulo o autor apresenta três aspectos principais do estudo do “eu” em psicologia social, são eles: Como