plano de trabalho evolução
Teoria da Evolução
Autor: Evandro Santiago
Introdução
A ideia de que os seres vivos, assim como o universo, estão em constante mudança faz parte da forma como entendemos o mundo. A extinção dos dinossauros, a ocorrência das eras glaciais e o nascimento das estrelas são exemplos de mudanças no mundo natural amplamente incorporado por nós. (Costa Osorio, 2013). As mudanças que podem levar a formação de novas espécies e a sua adaptação ou extinção, constituem o objeto de estudo da evolução.
O que uma planta tem em comum com um animal? E com uma bactéria? Porque podemos dizer que plantas, animais e bactérias estão ligados na mesma arvore da vida?
Entender como a diversidade surge e se estabelece ao longo do tempo nos permite perceber que todos os seres vivos, inclusive nós, seres humanos, somos fruto do processo evolutivo e que todos estamos ligados a arvore da vida. Para a ciência, todos descendemos de um mesmo ancestral, surgido no início da vida em nosso planeta. (Lopes, 2013)
O estudo da vida e sua evolução é necessário para que o aluno perceba que é parte integrante desse mecanismo transformador. Ao trabalhar as ideias e experiências que demonstram o surgimento da vida no planeta e as condições que levaram ao seu desenvolvimento, levaremos o aluno a ter consciência da evolução das espécies, a diversidade de seres vivos, a necessidade de conservação e preservação e, principalmente, nosso papel em todo esse processo.
Desenvolvimento
Como ações a serem desenvolvidas, inicialmente temos a apresentação de situação-problema, onde os estudantes precisarão desenvolver a habilidade de buscar informações relevantes para desenvolve-la e se colocarem diante de uma série de decisões a serem tomadas para alcançar um objetivo que ele mesmo escolheu, o que tornara a aprendizagem mais significativa. Como situação problema temos: “ Estima-se que um quarto da população europeia de meados do século XIX tenha morrido de tuberculose. A progressiva