Sustentabilidade no mundo corporativo
Nos dias atuais já se pode dizer que a sustentabilidade já faz parte do negócio, ou seja, ela é o tema do momento no mundo empresarial, o equilíbrio entre o sucesso a longo prazo, o desenvolvimento econômico e social da comunidade e um meio ambiente saudável. Uma oportunidade para as empresas inovarem, agregarem valor e diferencial aos seus produtos, procedimentos e serviços e tornarem-se mais competitivas.
No campo do desenvolvimento de empreendimentos e dos projetos, observamos uma grande evolução, pois estes têm que incluir em seu escopo preocupações com a análise e localização do terreno, eficiência energética, uso racional da água, conforto ambiental, controle de emissões, seleção de materiais sustentáveis, saúde e segurança no trabalho, educação e desenvolvimento profissional, promoção da equidade e diversidade, relações com a comunidade local, etc.
Alguns hoje intangíveis, mas que tendem a serem valorizados pelos clientes e demais partes interessadas. Um dos grandes desafios é o de construir empresas em que todos ganham inclusive as gerações futuras.
As organizações sustentáveis têm maiores chances de se firmar no mercado, pois tendem a ganhar a preferência dos consumidores, controlarem melhor os seus riscos, manter sua boa reputação, proteger melhor seus valores, enfrentar menos problemas na justiça e em órgãos de fiscalização, uma vez que prezam o bom relacionamento com seus stakeholders.
Competências, habilidades e atitudes dos profissionais da sustentabilidade
O Netwoking da sustentabilidade consiste em um tipo de rede de relacionamentos na qual os seus participantes extrapolam as fronteiras da empresa para reunir as comunidades do seu entorno e de outras partes interessadas na construção de um mundo melhor e mais justo.
Na verdade os modelos de sustentabilidade empresarial sofrem de imperfeições operacionais, por exemplo, na maneira como trabalham de forma não integrada as três