Plano de ensino
Título
Exercitando o corpo para uma vida saudável
Instituição
O projeto de educação física foi desenvolvido para qualquer escola que possua em sua grade curricular o Ensino Fundamental I.
Disciplina
Educação Física
População alvo
Alunos do 4º e 5º anos (9 e 10 anos)
Coordenadoras do Projeto
Liane Midding Franceschini
Natali Felix da Silva
Priscila Alves Santos
Rosângela Moreira
Introdução
As aulas de Educação Física, justamente com seus benefícios, veem sendo muito debatidos atualmente e isso tem levado os professores da área a trabalharem com várias tendências ou abordagens educacionais.
A Educação Física é um dos componentes curriculares da Educação Básica como dispõe a Lei de Diretrizes e Bases (Lei nº 9394/96): “Art. 26 § 3º A educação física, integra à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, ajustando-se às faixas etárias e às condições da população escolar”. Através da Educação Física na escola, o aluno terá a possibilidade de ter contato com uma cultura corporal de movimento. Ela formará cidadãos que irão produzir, reproduzir e transformar o esporte, o jogo e a ginástica em benefício para uma vida de qualidade. Cabe ao professor problematizar, interpretar, relacionar, compreender junto com os alunos as amplas manifestações de sua área de ensino, de tal forma que eles entendam o significado das práticas corporais.
Justificativa A Educação Física faz parte do currículo escolar e deve ser considerada uma disciplina que possui um objeto de estudo e que deve transmitir, vivenciar e construir conhecimentos.
É necessário implantar na escola um projeto responsável e consistente com base nos conhecimentos teóricos e práticos sobre o movimento corporal, procurando desenvolver os domínios cognitivo ou conceitual, sócio afetivo ou atitudinal, procedimental ou de habilidade. Como professores devemos ir além da simples prática de atividade motora, devemos