Plano de ensino
Centro de Educação
Curso de Pedagogia
Andréa Dutra Arantes, Cristina da Silva Antunes, Elizama Figueiredo, Sheyla Veronesi, Shirley C. Vita, Solange P. de Souza.
Sequência Didática
Tema: O lúdico como linguagem expressiva, que possibilita a socialização e aceitação de si e do outro.
“Temos o direito a igualdade, quando a diferença nos inferioriza, e direito a diferença, quando a igualdade nos descaracteriza”. (SANTOS, 1999)
Objetivo geral: Refletir sobre a tolerância e o respeito à diferença, por meio de músicas, literatura infantil e dramatização, visando contribuir na formação de cidadãos éticos e menos individualistas numa classe do 2º ano do ensino fundamental.
Objetivos específicos:
Desconstruir pré-conceitos relacionados às diferenças, por meio de dramatização. Trabalhar a oralidade por meio da dramatização;
Desenvolver a coordenação motora com a produção dos personagens da história.
Exercitar a fala, a escuta e a cooperação no coletivo.
Auxiliar na formação do senso crítico.
Justificativa:
Sabemos que nas salas de aula existem variedades de culturas, etnias e grupos. Precisamos estar atentos às questões de natureza discriminatória, que normalmente geram vários outros conflitos na sala de aula.
Tendo em vista que há grande relevância para a abordagem deste tema, percebemos que a ação precisa ser eficaz para que haja mudança no “pensar” das crianças sobre as outras. Partindo desse ponto, reconhecemos que a formação de valores acontece ainda na infância, a idade em que a aprendizagem é potencializada, e acontece em grande parte nesta fase a formação do caráter dos sujeitos. Daí a importância de se trabalhar o tema “O lúdico como linguagem expressiva, que possibilita a socialização e aceitação de si e do outro”, sendo assim, nossa escolha se deu conforme discussão do grupo sobre a possibilidade de ação numa classe que já se apropriou de conhecimentos básicos da leitura e escrita,