calopsita
Bem-estar
Gaiola: Deve permitir que o seu pássaro tenha espaço para voar e se exercitar. A gaiola deverá ser posta longe de locais muito movimentados, úmidos ou que tenham correntes de ar.
Coloque-a todos os dias pelo período da manhã em um local ensolarado e sem vento. Durante os períodos de choco dos ovos ou logo após o nascimento dos filhotes é essencial não mexer em nada dela, nem mesmo em sua posição, para que os pais não estranhem e abandonem sua cria. Higiene – É interessante que a gaiola tenha uma bandeja removível para facilitar a troca do papel absorvente do fundo, que deve ser feita diariamente. Comedouros e bebedouros também devem ser limpos todos os dias com água e desinfetados semanalmente. Os poleiros também deverão ser limpos quinzenalmente e precisam estar bem secos antes de serem postos na gaiola novamente, para evitar que o seu pássaro tenha doenças nos pés.
Cuidados:
Os pássaros gostam de tomar pequenos banhos para cumprir a higiene e brincar.
Assim, durante os dias quentes, deixe pela parte da manhã dentro da gaiola uma pequena e rasa vasilha (em que caiba o seu pássaro!) com água.
Instalações
As instalações destinadas a psitacídeos devem seguir as seguintes recomendações: ü Ser protegido do vento e intempéries; ü Oferecer refúgio contra possíveis predadores; ü Estar em locais altos; ü Manter as gaiolas espaçosas, possibilitando voo e ampla movimentação; ü De preferência, viveiros suspensos, evitando o contato da ave com o solo ou com o local de depósito de fezes e alimentos; ü Os poleiros devem ser ásperos, mas não abrasivo, com diferentes diâmetros e em alturas diferentes; ü O posicionamento dos poleiros deve permitir total movimentação do animal, evitando seu contato com as grades para evitar qualquer tipo de acidente; ü Comedouros e bebedouros devem ser de material rígido, não tóxico e lavável; ü O recinto deve ser enriquecido com brinquedos e objetos, sendo importante